Header Ads

A Divisão de Elite é bem melhor que a extinta terceira divisão


Quando decidiram acabar com as terceiras divisões, insurgi-me contra essa alteração. Pareceu-me radical demais. Metade das equipas da Segunda Divisão Nacional e da terceira acabariam por descer aos distritais. Um "golpe fatal", dizia eu, para alguns emblemas históricos, principalmente daqueles que fazem parte da AF Porto.


Quando soube dessa alteração dos campeonatos nacionais, trabalhava como jornalista desportivo em Trás-os-Montes e lembro-me que debatia esse tema com alguns elementos da Associação de Futebol de Vila Real. Nada melhor do que eles para me poderem elucidar. Na altura, a extinção da terceira divisão ainda estava numa fase "embrionária" e já antes da sua aprovação, deixei de lado o cepticismo e salientei os factores positivos na sua implementação.

Falemos, então, acerca do beneficio que esta mudança traria àqueles emblemas históricos, ex-primodivisionários , que, por uma razão ou outra, caiaram aos distritais. A distância entre uma Divisão Elite e uma liga profissional seria "encurtada" para duas subidas de divisão consecutivas. Este era um dos pontos positivos a ressalvar. 

Por outro lado, aqueles clubes da AF Porto que durante muitos anos disputaram os nacionais e que depois caíram aos distritais por força da extinção da terceira divisão, não podem e nem devem ter complexos por competirem numa prova-mor da sua distrital. Porquê? Basta referir que a AF do Porto é uma das maiores associações do país. Tem quatro campeonatos de futebol sénior e uma divisão de Elite com muitos emblemas históricos , a maioria deles ainda com equipas competitivas como se estivessem a competir nos nacionais. 

Este ano, por exemplo, a Elite terá equipas como o Infesta, Padroense, Tirsense, Ermesinde, Aliados Lordelo, Valadares Gaia, Dragões Sandinenses, Rebordosa, Oliveira do Douro, Rio Tinto, Maia Lidador, Grijó, Leça, Pedrouços, Candal  entre outras, o que a torna, indubitavelmente, na prova-mor da distrital mais competitiva no panorama nacional. Arrisco-me a dizer que esta Divisão de Elite é bem melhor (e mais barata, diga-se) que a extinta terceira divisão. 

 Henrique Daniel Silva

1 comentário :

Com tecnologia do Blogger.