Header Ads

«Gente mal formada vai para o campo despejar frustrações. Os árbitros passam por dificuldades»

Imagem Minuto90/JN

Rémulo Marques, ex-dirigente do Pasteleira e actualmente comentador desportivo, defende melhores condições para os árbitros da AF Porto. No debate sobre futebol distrital, transmitido na passada quarta-feira no JN em parceria com o Minuto90, Rémulo Marques elogiou a qualidade da arbitragem na AF Porto, e apesar do aumento significativo de novos árbitros, refere que são preciso muito mais. 






"São 800 árbitros só na AF Porto e não chegam. Até há pouco tempo estava com o papel de dirigente e assisti a vários jogos em que não tinhamos árbitros. Tivemos que encontrar soluções, nomeadamente nas camadas jovens, para arranjar alguém da bancada com aptidões...não há árbitros suficientes porque não é atractivo. É preciso coragem. Muita coragem. É preciso gostar muito. Evidentemente que não são bem pagos. Melhorar a situação dos árbitros não pode ser à custa dos clubes, porque já estão até ao pescoço com aquilo que podem contribuir para a AF Porto. Em relação aos árbitros, eu acho que, claramente, tem que se tornar as coisas mais atractivas. Há árbitros de enorme qualidade aqui (AF Porto), e subscrevo na íntegra que temos árbitros do distrital com mais qualidade do que alguns que apitam na 1ª e 2ª liga. Não é nada fácil ser árbitro nestas divisões", defendeu Rémulo Marques. 


 O ex-dirigente apontou críticas à forma hostil como os dirigentes de futebol se relacionam com a arbitragem, e que, na sua opinião, em nada beneficiam o futebol distrital: "Tem que se dizer, com toda a frontalidade, que há gente nestas divisões, muito mal formada em muitos clubes, que vai para o campo despejar frustrações que se acumulam, e portanto, os árbitros passam por muitas dificuldades. O ambiente é péssimo, mas tem melhorado em relação aos anos anteriores. Ser árbitro é um acto de coragem, não ganham muito dinheiro mas também acho que o problema da arbitragem não resida aí. Devemos concentrar na formação, de criar uma situação atractiva para termos mais gente a querer arbitrar jogos". 

Rémulo Marques é um dos comentadores residentes do programa televisivo do Minuto90, apresentado pela jornalista Andreia Duarte. O actual comentador foi também director desportivo do Boavista e do FC Zimbru da Moldávia.

por: Henrique Daniel Silva

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.