Header Ads

1º e 2º lugar na Divisão de Honra pode não garantir a promoção

Lourenço Pinto, presidente AF Porto (foto RR)

Um ponto muito importante e que ainda não tinha sido discutido neste espaço, tem a ver com as subidas de divisão na Honra. Criou-se uma ideia de que os dois primeiro classificados na Honra sobem automaticamente à Elite, mas não será bem assim.








Essa dúvida foi esclarecida, ontem, no programa sobre futebol distrital emitido pelo Jornal Notícias em conjunto com o site Minuto.90.pt. Segundo os regulamentos da AF Porto para a época 2017/2018, os dois primeiros classificados de cada série ficam apurados para a fase de apuramento de campeão, que será disputada em duas voltas e por pontos. O clube campeão sobe à Elite enquanto os restantes, por ordem classificativa, sobem apenas em caso de necessidade para que aquela divisão seja composta por 32 clubes. Isto significa que vai ser levado em conta os clubes filiados na AF Porto despromovidos do Campeonato Portugal.

Se terminasse agora a  época desportiva, desciam do campeonato Portugal seis equipas da AF Porto e para além do campeão da Honra, a elite excederia as 32 equipas necessárias. Se tal acontecer, segundo os regulamentos, a prova poderia ser ampliada excepcionalmente nessa época, retomando na época imediatamente a seguir o número de 32 clubes.


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.