Header Ads

Uma Divisão de Elite de luxo e com vários candidatos à subida


"Há poucos anos, na AF Vila Real, o outsider Valpaços sagrou-se campeão com um guarda-redes a jogar a ponta de lança e com um atacante que era míope. Contudo, na Elite da AF Porto deste ano, feitos destes são impensáveis, pois temos a melhor prova distrital do país"


Nunca me vou esquecer do meu primeiro ano como jornalista profissional. Decorria a época desportiva 2011/2012 e uma das minhas principais funções era acompanhar o futebol sénior da Associação de Futebol de Vila Real. Ao contrário do que acontece na AF Porto, onde existe quatro escalões séniores, na AF Vila Real apenas havia um, e era denominado na altura de "Divisão de Honra". 




O Chaves e Vila Real, consideradas as equipas mais fortes daquela associação, disputavam os nacionais, portanto, o leque de equipas candidatas a vencer a Divisão de Honra era bastante reduzido. O Pedras Salgadas, Vidago e o Santa Marta de Penaguião eram os mais fortes candidatos. Equipas bem apetrechadas de nomes sonantes e provavelmente com maior orçamento do que os restantes adversários. Não deram hipóteses à concorrência e passaram com relativa facilidade à Fase de subida, um mini-campeonato de quatro equipas. A essas três equipas, juntou-se o Valpaços, o "outsider" da competição. 

O Valpaços passava uma enorme crise financeira e naquela época desportiva e a equipa sénior corria o risco de não poder competir. Sem argumentos financeiros , o Valpaços teve enormes dificuldades em atrair atletas e desenrascou-se como podia. Andaram a época toda a competir com 13 ou 14 jogadores inscritos na ficha de jogo. O segundo guarda-redes jogava muitas vezes a ponta de lança e tinham um atacante que era míope. O surpreendente disto tudo é que apesar dessas contrariedades o Valpaços sagrou-se Campeão! 

Agora sobre a "nossa"  Divisão de Elite, não acredito que este ano haverá um vencedor inesperado. Estamos a falar na melhor prova distrital do país, e como expliquei na minha última crónica, esta competição é bem melhor que a extinta terceira divisão. A Elite está mais exigente do que nunca, e a julgar pelos reforços que têm sido anunciados, começa a surgir um grande pelotão de equipas que se perfilam como candidatas ao título. São muitas as equipas que não querem perder o comboio da subida. O Rebordosa, por exemplo, surpreendeu bastante nestes últimos dias, com a contratação de dois jogadores que já actuaram na primeira divisão, nomeadamente Césinha e Velásquez, sendo que outros reforços de peso estarão certamente a caminho. Outro candidato terá que ser o Aliados de Lordelo que conta nas suas fileiras muitos reforços com "estaleca" nos nacionais, e "salta à vista" um nome bem conhecido: Rateira, extremo que já passou pelos campeonatos profissionais. 

O Maia Lidador também deve ser incluído neste lote de candidatos. A espinha dorsal da equipa mantém-se, e dos novos reforços, salienta-se a contratação do experiente e primodivisonário Cafú. O Rio Tinto é outra equipa a ter em conta. Apostaram na continuidade de muitos atletas, boa parte deles com reconhecidas qualidades e que podem explodir a qualquer momento. O mesmo poderíamos dizer sobre o Tirsense, o Paredes, o Lixa, o Leça, o Grijó e o Padroense, que têm o peso da história dos seus emblemas e têm sempre plantéis fortes. 

Do outro lado da margem do Rio Douro, dois clubes do concelho de Gaia prometem entrar na discussão do título, nomeadamente o Oliveira do Doutro e o Valadares de Gaia. Os oliveirenses não entraram em loucuras neste defeso e parecem ter construído uma equipa que oferece boas soluções para o seu treinador. Já o Valadares de Gaia, que deu sinais positivos durante o defeso, tem como cabeça de cartaz o avançado Jorge Gonçalves, outro atleta que veio das primeiras ligas para agigantar, ainda mais, a Divisão de Elite. 

Provavelmente terei cometido alguma injustiça por não referir outros emblemas mas numa coisa devemos estar quase todos de acordo. A Elite tem hoje mais encanto e vai estar ao rubro.

 Henrique Daniel Silva

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.