Header Ads

Um ponto de situação acerca das equipas Maiatas no Futebol Sénior


Tudo indica que serão 11 as equipas maiatas que disputarão diferentes campeonatos da AF do Porto (escalão seniores) na próxima temporada 2017/18. Com datas, origens, culturas e certamente objetivos bastante distintos umas das outras, essas equipas estão já a preparar a próxima época 2017/18. 




Mas situemos antes de mais estas equipas do Concelho no plano das competições da AF do Porto e, no caso de uma delas, no Campeonato Nacional.


As equipas são (por ordem meramente aleatória): Pedrouços Atlético Clube, Futebol Clube Pedras Rubras, Futebol Clube da Maia Lidador, Inter Milheirós, AC Milheirós, Associação Recreativa Desportiva e Cultural Gondim-Maia, Sport Clube Castêlo da Maia, Folgosa da Maia Futebol Clube e União Nogueirense Futebol Clube, a Associação Desportiva e Recreativa de S. Pedro Fins e o Grupo Desportivo de Águas Santas. Destas 11 equipas, 3 delas disputaram em 2016/17 a Divisão de Elite Pro-nacional da AF do Porto (o escalão maior da Associação): Pedrouços AC, FC Maia Lidador e ARDC Gondim-Maia. Para a próxima temporada, continuarão as duas primeiras a disputar essa Divisão e o Gondim-Maia competirá na 1ª Divisão fruto do facto de não ter conseguido a manutenção na Divisão de Elite em 2016/17. Também na 1ª Divisão da AF do Porto estará o GD Águas Santas, presença já registada na época passada neste escalão.

A equipa maiata que está melhor classificada nesta hierarquia de competições é o Futebol Clube Pedras Rubras que disputa já uma competição nacional: o Campeonato Nacional Prio. Os rivais clubes da freguesia de Milheirós (Inter e AC Milheirós) disputaram ambos, na época passada, o campeonato distrital da 2ª divisão tendo o AC Milheirós garantido a promoção para a 1ª Divisão para a época 2017/18, mantendo-se o Inter na 2ª Divisão. Garantiu também a promoção à 1ª Divisão a ADR S. Pedro Fins. O Sport Club Castêlo da Maia disputou em 2016/17 a 1ª Divisão da AF do Porto conseguindo a promoção para a Divisão de Honra na próxima temporada. A União Nogueirense Futebol Clube continuará a disputar a Divisão de Honra tal como na época transata.

Simão Mata

*Nota: Os nossos leitores alertaram-nos a omissão de duas equipas maiatas que também competem no futebol sénior, nomeadamente Mocidade Sangemil e Escola de Futebol 115. Aqui ficam as nossas desculpas e um obrigado pelo reparo.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.